O SPC, Serasa e SCPC são órgãos de proteção ao crédito que registram informações sobre o histórico financeiro de consumidores e empresas. A principal diferença entre eles está na sua área de atuação e no tipo de informações que registram.
O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é uma entidade de caráter nacional, que reúne informações de pessoas físicas e jurídicas de todos os setores da economia. Ele é administrado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e tem como objetivo principal prestar serviços às empresas associadas, para que elas possam avaliar o risco de conceder crédito a seus clientes.
Já o Serasa é um bureau de crédito privado, que reúne informações de pessoas físicas e jurídicas de todo o país. Ele foi criado em 1968 e é administrado pela Serasa Experian, uma empresa do grupo Experian. O Serasa atende a diversos segmentos do mercado, como bancos, financeiras, varejistas, empresas de telefonia, entre outros.
O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma entidade de caráter regional, que reúne informações de pessoas físicas e jurídicas em determinadas regiões do país. Ele é administrado por entidades de classe, como câmaras de dirigentes lojistas, associações comerciais e sindicatos.
Em relação às informações registradas, todos os órgãos de proteção ao crédito registram informações sobre o histórico de pagamentos e dívidas de consumidores e empresas. No entanto, o Serasa é o único que registra informações sobre protestos, ações judiciais e falências, além de oferecer serviços de análise de risco e scoring de crédito.
Apesar das diferenças, o objetivo dos três órgãos é o mesmo: fornecer informações que ajudem empresas e instituições financeiras a avaliar o risco de conceder crédito a um determinado cliente. Por isso, é importante manter as contas em dia e evitar o acúmulo de dívidas, para não ter o nome negativado em nenhum desses órgãos.
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