top of page
Assessoria Bom Nome Sempre

Quais as consequências de estar com o Nome Negativado?

Atualizado: 29 de mar. de 2023

Se você já passou por momentos difíceis financeiramente e acabou ficando com dívidas em aberto, provavelmente já ouviu falar sobre o temido "nome sujo". A expressão é utilizada para se referir à situação de pessoas que possuem pendências financeiras e estão negativadas nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa. Mas afinal, quais as consequências de estar negativado? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Vamos abordar desde as dificuldades que os negativados enfrentam na hora de conseguir crédito até as implicações legais dessa situação. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo!


"Mas afinal, quais as consequências de estar negativado?"

Quando o nome fica sujo?


Se você comprar um produto ou contratar um serviço e não pagou de acordo com o combinado, poderá ter o nome incluído na lista dos órgãos de proteção ao crédito. Basicamente, isso significa que seu CPF será apontado com o de um consumidor que não honra seus acordos e contas.

Não importa se você teve algum contratempo ou está passando por dificuldades financeiras momentâneas. Tudo que será enxergado na consulta é que você está inadimplente e não pode ser considerado um bom pagador, no momento.


As consequências de ter o nome negativado!


Ter o nome sujo implica em uma série de situações muitas vezes constrangedoras e desagradáveis. A negativação sugere que você não paga as contas em dia ou não se preocupa em ter uma boa conduta financeira.

Essa é a imagem vista de fora e como dissemos, mesmo que seja um contratempo, infelizmente, nos processos burocráticos não é possível fazer vista grossa. A avaliação de um cadastro faz parte da rotina de bancos, construtoras e lojas.

Assim, com o nome negativado você terá dificuldades de:

  • Conseguir um empréstimo;

  • Abrir crediário em lojas;

  • Fazer qualquer tipo de financiamento para adquirir imóvel, carro ou outros bens, mesmo que você tenha saldo de FGTS no caso de financiamento imobiliário;

  • Abrir uma conta corrente e ter direito ao cartão de crédito (se você já é correntista poderá ter o cheque especial bloqueado e até cancelado pelo banco).


Como limpo meu nome?


  1. O primeiro passo e saber quais as dívidas que realmente eu preciso quitar e a melhor forma para fazer uma negociação.

  2. Identificar nos órgãos de proteção ao crédito quem negativou o seu nome e procurar as empresas para negociar a dívida.

  3. Verificar minunciosamente a data da dívida, isso é de EXTREMA IMPORTÂNCIA, pois DÍVIDAS COM MAIS DE 5 ANOS NÃO PODEM MAIS SERAM COBRADAS, por isso conte a nossa ASSESSORIA PARA SE LIVRAR dessas cobranças abusivas.

  4. Tenha em mente que essas restrições elas não CADUCAM, dívida ela prescreve e sua cobrança se torna indevida.

Como você viu, um nome sujo, independentemente do motivo e do valor da dívida, deixa um rastro de problemas. O melhor que você tem a fazer é criar um planejamento financeiro consistente, para evitar desconforto, mesmo que leve um tempo para adquirir suas coisas.


Gostou do post? Para ficar ainda mais por dentro do assunto, acompanhe nossos posts.

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page